segunda-feira, 24 de novembro de 2014

ORIGEM FAMILIAR PORTELA PÓVOAS - ILHÉUS- BAHIA- BRASIL.

Estes são os meus avós: Octávio Portela Póvoas e Cresus Portela Póvoas. Inicio do ramo familiar Portela Póvoas na região de Ilhéus - Bahia - Brasil.
Octávio Portella Póvoas nascido em 4 de janeiro de 1883, Era natural do Distrito Federal, (hoje Rio de janeiro - RJ),  Filho de Antonio Ferreira Póvoas e Claudionor Portela Póvoas.
A história familiar conta que junto com os irmão Agenor e Sílvio Portela Póvoas, migraram para Ilhéus. Agenor Portela Póvoas morreu na região de Buerarema (não sei qual a causa mortis). Sílvio Portela Póvoas mudou para Salvador - Bahia, onde fixou residência.
Cresus Portela Póvoas era da região, Filha de Antonio Fernandes dos Santos e Francelina Rosa dos Santos. Sua carteira de identidade não revela a localidade onde nasceu, apenas natural da Bahia.
Desta união nasceram 9 descendentes, sendo 7 homens e 2 mulheres.
Os homens: Octávio Portela Póvoas, Ary Portela Póvoas, Agenor Portela Póvoas, Edmundo Portela Póvoas, Luis Rockfeller Portela Póvoas, Wilson Bartolomeu Portela Póvoas, George Washington Portela Póvoas.
As mulheres: Cresus Portela Póvoas e Creusa Portela Póvoas.
Destes homens e mulheres filho do casal Octávio/Cresus já foram gerados aproximadamente 200 descendentes.

obs:  inicialmente a grafia do nome Portela era PORTELLA (dois eles), o que têm gerado inúmeros  conflitos em documentos recentes (inclusive o deste que no momento relata a história), assim, já encontrei casos da supressão de um (1) ele no nome. Intrigado, verifiquei na identidade de meus avós Octávio/Cresus e constatei também a supressão da supra citada letra.

3 comentários:

  1. Agenor foi morto por índios na região de Buerarema, num conflito de intresses por terras.

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe, Valdeth Portela, diz que Agenor foi vítima de emboscada, que era advogado e que supõe-se que foi realmente um decorrência de disputa de terras. Ela diz que ele foi degolado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai Almenrindo Souza Lopes trabalhor pro Senhor Ary. Portela

      Excluir