Agressividade depende da raça?
Nos últimos anos, os estudos sobre o comportamento dos animais se intensificaram. Com o “boom” de notícias sobre ataques de cachorros às pessoas, ataques de pit bull e outros ataques até de cães contra seus donos, foram feitas diversas pesquisas sobre a agressividade em cães.
A agressividade canina está relacionada, segundo pesquisadores, com diferentes fatores, que vão daqueles ligados ao meio ambiente até os relacionados às características biológicas dos animais (presentes na raça).
Nikolaas Tinbergen, Karl von Frisch e Konrad Lorenz são referências nos estudos sobre comportamento animal. Lorenz ressaltava, em 1963, em seu livro “Sobre a agressão”, que a agressividade nos animais tem um papel positivo para a sobrevivência da espécie, na manutenção do território, por exemplo.
A veterinária Hannelore Fuchs afirma que existem vários “tipos” de agressividade, vários fatores que podem desencadear um ato agressivo. Uma forma mais simples de listar os tipos de agressão do ponto de vista biológico, é por meio das categorias apresentadas em um livro da Associação de Conselheiros de Comportamento Animal (APBC Book of Companion Animal Behaviour):
Nenhum comentário:
Postar um comentário