Como plantar batata yacon
Adaptada ao clima brasileiro e de manejo fácil, a hortaliça tem demanda crescente por suas propriedades benéficas para o controle de diabetes.
Seus benefícios à saúde são tantos que a batata yacon (Polymnia sonchifolia) é uma hortaliça que mais parece um medicamento. Controla muitas enfermidades e, apesar de ser uma batata, apresenta baixa caloria. Com variados atributos que estimulam as vendas, combinados com um cultivo fácil, por ser rústica e de baixo custo, a planta oferece ao pequeno produtor uma excelente opção de cultura rentável.
Ao agricultor brasileiro, a viabilidade do plantio soma-se à boa adaptação que a yacon tem ao clima do país. Famosa em países do Oriente, ela faz sucesso por aqui inclusive entre os consumidores que apresentam colesterol alto e possuem diabetes tipo 2 – a versão da doença crônica em que o portador tem resistência aos efeitos da insulina ou a falta da produção dela.
Rica em fruto-oligossacarídeo, carboidrato de lenta absorção no organismo do ser humano, que libera em baixas quantidades açúcar no sangue, a hortaliça ajuda no controle da glicemia. Ao promover uma ingestão mais demorada da glicose, a yacon também proporciona sensação de maior saciedade, o que a faz ser um eficiente auxílio para quem faz dieta.
Ao mesmo tempo, a planta é ótima para a reconstrução muscular, pois contém grande quantidade de potássio, prevenindo dores, cansaço e variações da pressão arterial. Ainda contribui para regular o intestino, evitando processos inflamatórios e infecções. Como o fortalecimento da imunidade é mais um de seus benefícios, tem importante papel na prevenção de muitas outras moléstias.
De aparência semelhante à batata – daí o nome –, a yacon tem nas raízes tuberosas a parte comestível. A polpa, saborosa como a pera, é macia, suculenta e adocicada, graças à inulina (polissacarídeos de frutose) que contém. Por isso mesmo, pode ser consumida in natura, adicionada em sucos e vitaminas e, em pedaços ou ralada, em saladas e sobremesas.
Cozido e assado são alternativas para comer aquecido o tubérculo, do qual ainda pode ser obtida farinha para fazer bolos e biscoitos, enquanto as folhas servem para fazer chá. Espécie do tipo perene, a planta pode atingir mais de 2 metros de altura e as raízes tuberosas 2 quilos de peso.
A batata yacon é oriunda da região andina, entre a Venezuela e o norte da Argentina, onde já era usada desde antes da civilização inca. Na língua local quéchua, yacon significa “aguado”, graças ao teor de água, equivalente a 85% de sua composição. A hortaliça teve sua introdução em território nacional em 1989, mas somente em 1994 foram registrados os primeiros plantios comerciais por imigrantes japoneses no interior do Estado de São Paulo.
Raio X
Solo >>> bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica
Clima >>> adapta-se a diversas condições climáticas, mas de 10 ºC a 30 ºC é a faixa de temperatura ideal
Área mínima >>> pode ser plantada em canteiros ou leiras (camalhões)
Colheita >>> de 6 a 10 meses após o plantio
Custo >>> preços da muda variam de acordo com o agricultor, que pode ser identificado com a extensão rural local
Clima >>> adapta-se a diversas condições climáticas, mas de 10 ºC a 30 ºC é a faixa de temperatura ideal
Área mínima >>> pode ser plantada em canteiros ou leiras (camalhões)
Colheita >>> de 6 a 10 meses após o plantio
Custo >>> preços da muda variam de acordo com o agricultor, que pode ser identificado com a extensão rural local
Mãos à obra
>>> INÍCIO Prepare o solo para o cultivo de yacon aplicando, preferencialmente, adubação verde antes de tudo. O objetivo é reduzir a população de nematoides no local e aumentar a produtividade. Solo mais leve também facilita a colheita. Mudas podem ser adquiridas de produtores tradicionais e com informações do histórico da cultura. A sugestão é visitar a lavoura e verificar se está saudável e vigorosa, a fim de evitar problemas com doenças para a nova plantação. Mais adequado para produção de yacon é o de regiões de clima ameno, com altitudes entre 500 e 1.000 metros. Porém, há relatos de bom desempenho mesmo ao nível do mar ou em lugares mais altos. Adapta-se a diversas condições climáticas, embora a temperatura ideal seja entre 10 ºC e 30 ºC durante o ano inteiro. Apesar de a parte aérea da planta não tolerar geadas, se forem brandas, pode haver rebrota e recuperação da cultura. É planta de pleno sol, mas pode ser utilizada em consórcios ou em sistemas agroflorestais em parcelas mais abertas, com boa insolação.
>>> PROPAGAÇÃO A técnica recomendada para multiplicação é, após a colheita das raízes tuberosas, retirar da touceira da planta os propágulos – ocorrem no “pé” da planta (coleto) e logo acima das raízes tuberosas. Em seguida, separe e corte-os em pedaços, tendo em cada um, pelo menos, quatro gemas ou brotos. Há ainda opções por meio de estaquia e sementes, embora menos comum.
>>> PLANTIO Dos propágulos deve ser na primavera em leiras (camalhões). A batata yacon aceita uma ampla variedade de solos, mas o mais indicado são aqueles bem drenados, profundos, férteis, ricos em matéria orgânica e com pH na faixa de 6 a 7,5. Em solos com fertilidade baixa a mediana, deve-se fazer adubação de plantio com adubos fosfatados e potássicos, preferencialmente seguindo a interpretação da análise de solo.
>>> ESPAÇAMENTO Recomendado é de 1 metro entre as leiras e 50 a 80 centímetros entre plantas.
>>> CUIDADOS Mantenha o solo sempre úmido com irrigações de uma a duas vezes por semana, mas evite encharcá-lo. O método de aspersão convencional é o mais indicado. Faça capinas para retirada de plantas invasoras. Além da adubação verde antes de plantar, pode ser necessário mais uma ou duas aplicações de adubo durante o cultivo, sendo uma com nitrogênio entre 30 e 60 dias após o plantio e outra com nitrogênio e potássio dos 90 a 120 dias.
>>> PRODUÇÃO Inicia-se entre março e julho, de seis a dez meses após a realização do plantio, cuja variação de tempo está relacionada com as condições de cultivo e clima local. Retire a planta inteira ou apenas as raízes necessárias, cavando em volta delas. De preferência, colha quando a planta estiver com a parte aérea seca, permitindo que os propágulos estejam bem desenvolvidos. Antes da retirada da yacon da terra, recomenda-se irrigar o solo caso não esteja úmido, para que não ocorram danos na casca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário