domingo, 28 de abril de 2013

JAZZ BOLACHA - COLIGAÇÃO.


SALVE O BOLACHA.


Certa vez um amigo me perguntou: o que levava uma pessoa a viajar 443 quilômetros para ir ao aniversário de um boteco? Numa nítida referencia as minhas idas à Coaraci para participar do aniversário do Jazz Bolacha.
Pensei em dar uma resposta elaborada, com argumentos carregados de conceitos sociológicos, mas respondi-lhe apenas: O porquê você mesmo já respondeu na sua indagação. O aniversário de um boteco. Mas não é um boteco qualquer é do Bolacha, BO-LA-CHA.
Meu amigo, sem entender a dimensão do que significa o Bolacha me retrucou: - mas boteco é boteco em qualquer lugar e é tudo igual
Ora, essa ideia de que todo boteco é igual em todo canto é não considerar o fundamental dele, a sua essência, a sua alma, que são os seus frequentadores. 
Os bolacheiros são únicos no mundo, assim como eram únicos os assíduos frequentadores do Rick's Café em Casablanca no Marrocos, e também do Chalmun's Cantina, localizada na cidade pirata de Mos Eisley, em Tatooine. 
Ele me olhou, começou e achar que eu estava caçoando dele, e falou: Porra China, você tá de sacanagem comigo!
E nada do que eu falava o cara acreditava, achava que era sacanagem mesmo. Então eu comecei a descrever o Jazz Bolacha, e a alma dos seus frequentadores, de como Ivo e seu filho Selminho recebem a todos com a maior alegria e simpatia do mundo. Até a história da famosa coligação eu contei. 
Para quem não sabe, um meliante desavisado entrou no Bolacha e como não tinha o que levar pegou um recipiente e começou a colocar todas as aguardentes que tinha para carregar. Fez aquela mistura. 
Alguém que ia passando percebeu o que estava acontecendo e avisou a policia que foi de imediato ao local. O elemento notou a movimentação dos policiais e deu no pé, deixando para trás a sua experiência química. 
No dia seguinte os confrades vão para o Bolacha e se deparam com a triste realidade, nada para abrir o dia e estimular o bom bate papo, a não ser o produto da mistura do gatuno. Mas quem se habilitaria a beber aquilo? Afinal o larápio poderia ter colocado algum veneno na mistura.
Porem, como no Bolacha não existe maldade e todos são solidários, um membro da confraria falou:
- Ivo bota um pouco dessa coisa ai, me deixa experimentar, Ivo então colocou uma pouco da bebida no copo e o bolacheiro bebeu - assim que tocou o copo na boca gritou: Que maravilhaaaaaaaaa!!!
E todos passaram a degustara o néctar dos deuses deixado pelo rapinante. Só ficaram tristes porque o mesmo não deixou a fórmula. Deram então ao nome da bebida de COLIGAÇÃO.
Ivo até tentou fazer o produto para agradar aos amigos, mas não deu certo.
Ao ouvir atentamente o que eu dizia, o meu amigo jornalista berrou: Caramba China, esse lugar é único no mundo mesmo! Tenho que conhecer logo.
Pois é! Assim é o nosso querido Bolacha, que encanta a todos que ouvem falar dele, e como gosto de estar naquele cantinho com os amigos festejando o aniversários do Bolacha e dos bolacheiros, vou mais uma vez viajar 443 quilômetros para cantar parabéns pra você, nesta data querida, .muitas felicidades muitos anos de vida. VIVA O BOLACHA!!!, VIVA OS BOLACHEIROS!!! VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário