sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pelagens e Resenha dos Equinos - 7ª parte.

Pelagens e Resenha dos Equinos

Aula e texto produzido por Patrícia Stacholski Ribeiro como atividade da monitoria da disciplina de Equideocultura (AZ 046) -


 Raças que possuem a pelagem como característica marcante:

Genética na cor das pelagens


 
A cor da pelagem nos eqüinos é determinada exclusivamente através dos genes presentes em cada uma das células destes animais. Com exceção das células reprodutivas, o óvulo ou o espermatozóide, cada célula apresenta pares de genes, sendo cada um destes genes oriundo de seu pai e o outro de sua mãe. À composição dos pares de genes do cavalo, chamamos de genótipo.

 
Às características externas que podemos visualizar no caso a cor, chamamos de fenótipo. Animais de mesmo fenótipo podem apresentar genótipo diferente e isto será determinante na coloração de seus descendentes. Nos cavalos, os genes para pelagem podem apresentar características de dominância ou herança quantitativa. Os genes dominantes são representados por letras maiúsculas e os genes recessivos, por minúsculas. Quando o par de genes é formado por um alelo dominante e outro recessivo, este animal é conhecido como heterozigoto para tal característica. Caso ambos os alelos sejam idênticos, o animal é dito homozigoto.
Cada cavalo possui mais do que doze genes atuando diretamente pra obter uma cor padrão de pelagem particular e provavelmente o dobro do número que exerce algum efeito indireto sobre o padrão e coloração da mesma. De diversas maneiras, esses genes afetam um ao outro, fazendo com que surja um grande número de fenótipos de cor. Alguns genes afetam a cor da pelagem tanto a cor como o padrão.
Basicamente, cindo genes parecem governar a cor da pelagem; outros geralmente governam os diversos padrões de branco ao longo de todo o corpo. Os genes básicos de coloração da pelagem foram designados pelas primeiras letras do alfabeto: A, B, C, e E.
O locus A possui pelo menos três alelos. O alelo recessivo a não possui efeito visível e é chamado de alelo normal. O alelo A faz com que o cavalo preto torne-se baio e pode ser responsável pelos diferentes tipo de castanhos e alazões. O alelo A  produz o padrão marrom em um cavalo preto e pode também produzir modificações tanto no castanho como no alazão.
O locus B determina o tipo de melanina produzido ao longo do corpo. O alelo dominante produz eumelanina, dando origem à cor preta; o alelo recessivo produz feomelanina, produzindo uma cor semelhante ao fígado, a não ser que seja modificado por outros genes, como o A.
O Locus C pode apresentar somente um alelo no cavalo, sendo este o alelo dominante, que não causa anormalidade da cor. O alelo recessivo ocorre na maioria dos outros mamíferos, incluindo o homem, produzindo o albino. Já que o gene do albino verdadeiro sempre causa um olho branco-avermlehado, ele não deve ser confundido com os fenótipos que possuem olhos pigmentados.
O locus D é assim denominado devido ao efeito diluidor sobre a coloração normal do corpo. O alelo recessivo não possui um efeito diluidor. Quando em homozigose, o alelo D possui um efeito diluidor aumentado. Ele dilui o cavalo preto até uma cor “grulla”. O cavalo marrom também é diluído da mesma maneira. O cavalo castanho, quando apresenta genes D em heterozigose, pode assemelhar-se a um alazão  e seria amarelo-avermelhado quando em homogizose.O alazão com crina e cauda escuras torna-se amarelo-avermelhado quando em heterozigose, e quase branco quando em homozigose.A crina e a cauda, entretanto, sempre retêm alguma cor.O alazão com crina e cauda bem claras torna-se um Palomino quando em heterozigose e quase branco em homozigose.Um alazão muito claro com crina e cauda cor de linho geralmente é tomado por um cavalo albino quando em homozigose para o gene D.Um castanho-escuro cm crina e cauda claros, quando em homozigose para os genes D, provavelmente assemelha-se a um Palomino heterozigoto típico.Evidentemente, dois genes recessivos separados estão envolvidos na herança da crina e cauda claras.
Considerando somente os genes de cores básicas acima mencionados , podendo obter algumas conclusões importantes para o criador de cor.Um dos pontos mais importantes é o de que, já que é muito mais fácil estabelecer um traço recessivo em condições de homozigose numa criação, as cores que são recessivas seriam mais fáceis e mais rápidas de serem estabelecidas num programa de criação puro.


Páginas da internet:







Nenhum comentário:

Postar um comentário