terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bernese Mountain - Também chamado - Boiadeiro de Berna





Bernese Mountain
Também chamado
Boiadeiro de Berna
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Boiadeiro de Berna (em francês: Bouvier Bernois), também chamado de bernese e boiadeiro bernês (em alemão: Berner Sennenhund), é uma raça canina de trabalho originária do cantão de Berna, na Suíça. É considerada a raça mais bem sucedida entre as de colorações tricolores, já que estabeleceu-se satisfatoriamente por toda a Europa e América do Norte como cão de companhia. Pode atingir 60kg de peso e 70 cm de altura na cernelha.

História
O Boieiro de Berna é um cão de origem ancestral que, nos pré-Alpes de Berna e campos do centro do respectivo cantão era utilizado como cão de guarda, de tração e pastor. Chamava-se originariamente “ Dürrbachler”, nome do lugar e estalagem de Dürrbach, perto de Riggisberg, cantão de Berna, onde este boieiro tricolor de pêlo longo era especialmente conhecido. A partir de 1902, 1904 e 1907, exemplares desta raça foram apresentados em exposições caninas. Em 1907, alguns criadores da região de Berthoud (Burgdorf) decidiram promover a criação de pura raça deste boieiro autóctone, fundando o “Club Suisse du Dürrbachler”, fixando então os traços característicos da raça num primeiro standard. Numa exposição canina em Berthoud, os agricultores da região conseguiram apresentar já 107 exemplares. Desde aí, o cão, rebatizado “Bouvier Bernois”, e a exemplo de outras raças de cães boieiros suíços, expande-se rapidamente em toda a Suíça e sul da Alemanha. Hoje o Bouvier Bernois é conhecido e apreciado em todo o mundo, graças ao seu manto tricolor com marcas e manchas bem repartidas, às suas faculdades de adaptação e às suas qualidades de cão de família.
Manto - Pêlo e cor
O pelo é longo e brilhante, liso ou ligeiramente ondulado.
A cor de fundo deve ser preta, com marcas cor de fogo (castanho-avermelhado escuro) nas faces, por cima dos olhos, nos quatro membros e no peito e com marcas brancas:
- marcas bem brancas na cabeça, claramente delimitadas e simétricas; lista que, em direção à trufa, se alarga dos dois lados do chanfro para desenhar o branco no focinho;
- em largura, a lista não deverá ir até às marcas fogo por cima dos olhos, e o branco no focinho não deverá ultrapassar a comissura dos lábios;
- região branca ininterrupta e moderadamente larga no pescoço e peito.
- procurado: pés e ponta da cauda brancos;
- tolerado: pequena mancha branca na nuca e sob a cauda.
Altura e Peso
Altura na cernelha :
machos: 64 - 70 cm; tamanho ideal: 66 - 68 cm;
fêmeas: 58 - 66 cm; tamanho ideal: 60 - 63 cm.
Peso:
machos 45 - 60kg
fêmeas 40 - 50kg
Temperamento
De acordo com o standard da raça o Boieiro de Berna não deve ser " agressivo, medroso ou receoso" mas sim " bem equilibrado, atento, vigilante e sem medo nas circunstâncias do dia-a-dia, é bondoso naturalmente e fiel com os seus donos, seguro de si e pacífico com estranhos , de temperamento médio e dócil".
O temperamento de cada individuo pode variar, pois nem todos os cães são criados de modo a manter o standard da raça. Estes cães devem ser socializados desde novos e ao longo da vida.
Saúde
Considera-se o seu pelo auto lavável pelo que não requer grandes cuidados: uma escovadela semanal é o necessário para manter o pêlo em bom estado.
Os problemas de saúde mais comuns são:
Displasia coxo-femoral (que é o mau encaixe da cabeça do fémur no acetábulo). Este problema é geralmente hereditário e provoca grande dor e sofrimento ao animal, provocando dificuldade na locomoção. Por esta razão aconselha-se a que a reprodução seja feita entre exemplares sem este tipo de problema. Como precaução adicional deve-se ainda radiografar o filhote quando ele atingir os 18 meses de idade.
A torção do estômago é frequentemente fatal e o cão deve ser conduzido imediatamente ao veterinário. O abdómen aumenta de tamanho e o animal fica muito sensível, sentindo muita dor ao toque. Para evitar que este problema ocorra, deve-se alimentar o animal 2 vezes ao dia e ter o cuidado de não o exercitar logo após a refeição.
Entrópia e ectrópia são anomalias das pálpebras que surgem por hereditariedade. Na entrópia ocorre inversão da pálpebra e esta fica em contacto constante com a córnea podendo causar úlceras e o na ectrópia ocorre reversão das pálpebras conduzindo a conjuntivites constantes.
Desenvolvimento de cancros é uma das principais causa de morte na raça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário