terça-feira, 22 de setembro de 2015

Elkhound Norueguês





Elkhound Norueguês
Originários do norte da Noruega, os cães da raça Elkhound são independentes, corajosos, amigáveis e bons cães de guarda

Elkhound, também conhecido como norueguês cinza, é o nome de uma raça de cães bastante popular e apreciada, originária do norte da Noruega. É uma raça muito antiga, datada de pelo menos seis mil anos atrás. Descendentes dos lobos do Ártico, algumas pesquisas revelam que eram os grandes companheiros dos vikings e dos fazendeiros escandinavos, tendo sido utilizados pelo exército como puxadores de trenó para transportar suprimentos. Caçadores natos, os cães desta raça caçam alces, ursos, lobos, linces e animais de pequeno porte. Sempre esteve associado às pessoas, e, por isso, acabou se tornando um grande companheiro no convívio do lar. Saiba mais sobre este corajoso, confiável e amigável cão:
Características
·         Canino de grande porte, segue as características de um típico Spitz, com um corpo compacto, curto e quadrado;
·         Possui as patas fortes e musculosas;
·         Corajoso, amigável, obediente, confiável e disposto;
·         Apresenta o pescoço elástico e bem erguido;
·         A pelagem dos exemplares desta raça é densa e abundante, mas não é eriçada ou longa; o pelo possui comprimento médio;
·         Cor cinza, podendo variar de tons;
·         O temperamento do Elkhound é energético, destemido e valente;
·         A agressividade deste cão é baixa;
·         É protetor e afável com a sua família e mantém certa distância de pessoas desconhecidas;
·         Os cães desta raça são facilmente adestráveis e destacam-se pelo seu instinto e pré-disposição de fazer atividades sem receber comandos;
·         Uma das características herdadas de seus ancestrais lobos é o fato de ser muito independente;
·         Pode chegar a medir 52 cm na altura da cernelha;
·         Bom cão de guarda.
A saúde do Elkhound
O Elkhound Norueguês é uma raça saudável, apresentando poucos problemas hereditários e é bastante resistente a doenças.
As doenças mais comuns que podem atingir os exemplares desta raça são os problemas de pele (bastante frequente), a displasia coxo femoral, problemas nos olhos com a idade avançada e problemas de tireoide.
Cuidados
Os cães desta raça não se adaptam muito bem à vida na cidade, pois possuem muita energia e necessitam de grandes espaços onde possam movimentar-se e exercitar-se com liberdade. O dono do animal deve ter o cuidado de levá-lo para passear todos os dias, preferencialmente em bosques. A pelagem do Elkhound é fácil de ser cuidada: basta uma boa escovação algumas vezes durante a semana. Os cães da raça não devem tomar banho regularmente, pois os sabonetes, inclusive os específicos para cachorros, podem remover a sua camada natural contra umidade, podendo causar problemas de pele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário