sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Bull terrier - origem Inglaterra





Bull terrier
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bull terrier (em inglês: English Bull Terrier) é uma raça de cães de origem inglesa, que surgiu no século XXI a partir de cruzamentos entre o Antigo bulldog inglês e o English white terrier
História e características
O Bull Terrier é uma raça cuja história está atrelada aos combates de cães. Antigamente os old buldogues eram utilizados em combates contra touros. Uma vez implementada a lei que proibia as lutas de animais, iniciaram-se, clandestinamente, as entre os próprios cães. Como os buldogues mordiam e sufocavam até o término do combate mas careciam de rapidez e agilidade, os mais aficionados por este "esporte" começaram a cruzá-los com cães mais ágeis e valentes, os terriersingleses (English White TerrierManchester Terrier), caçadores de lobos e raposas. Sob o nome de Bull-and-terrier, surgiram os primeiros exemplares do que viria a ser uma nova raça. Que servia de companhia dos ingleses de classe média, até o salão dos nobres, este cão popularizou-se.
Fisicamente apresenta uma estrutura forte e sólida, musculosa e simétrica, de expressão viva na face.
Entre os principais problemas de saúde, causados pela seleção artificial, que apresenta está a surdez.
Chamado de "o gladiador das raças caninas", o Bull Terrier tem o temperamento classificado como equilibrado, disciplinado e amável com as pessoas.Sua versão miniatura, entretanto, é qualificada como mais agressiva com outros cães, embora seja eficiente como animal de guarda, adaptando-se bem, inclusive, ao ambiente urbano. Na escala de obediência de Stanley Coren, publicada no livro "A Inteligência dos Cães", o bull aparece na 66ª colocação das 79 raças pesquisadas.
Na cultura popular
Na cultura humana, entre os bull terriers mais famosos da ficção, estão Shark, do desenho animado Eek! The Cat; Scud, de Toy Story; o Bull Terrier de Babe 2: um porquinho na cidade; Sem esquecer do recente Sparky, de Frankenweenie (Tim Burton, 2012); Já entre os bull terriers mais famosos da sociedade, estão Patsy Ann, que previa a chegada de navios no porto antes de serem avistados (e que por isso ganhou o apelido de saudadora oficial de Juneau e, cinquenta anos após sua morte, uma estátua foi colocada no local onde costumava ficar); e Willie, também chamado de William, o conquistador, que pertenceu a George S. Patton, general do exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário