sexta-feira, 18 de setembro de 2015

BULLMASTIFF BRASILEIRO - Grupo 08 - Raças Brasileiras

BULLMASTIFF BRASILEIRO - Grupo 08 - Raças Brasileiras
O FAZENDEIRO BRASILEIRO

Canes Rustici

BULLMASTIFF BRASILEIRO

HISTORICO

O manejo rústico aliado a uma forte  pressão de seleção em Fazendas de gado de corte e leite em Minas Gerais, formaram as linhagens atuais de Bullmastiff Brasileiro.

Os indivíduos escolhidos foram os das raças: Dogue de Bourdeaux, Bullmastiff Ingles, Rottweiler, American Pit Bull Terrier, cruzados com Filas Brasileiros tradicionais encontrados em Fazendas Mineiras, durante o período de formação da raça entre 1988 e 2005. Os indivíduos selecionados depois do cruzamento com Filas, forneceram material genético para a tarefa de resgatar exemplares típicos chamados: Bull & Mastiff’s que existiam em diversos locais na Europa e também no Brasil durante o período entre o século 19 até o fim do século 20.

A raça foi desenvolvida para trabalho em fazendas, sendo a conformação flexível, permitindo a seleção em função do temperamento. O temperamento e o conjunto elegância, suavidade e lealdade, são as características mais desejáveis da raça.


PADRÃO DA RAÇA
País de origem: Brasil
Nome da Raça: Bullmastiff Brasileiro
Utilização: Trabalho em Fazendas (boiadeiro, caça e guarda).
Aprovado por Osmir de Moraes Bastos - Prsidente da SOBRACI
Elaborado por: Marcos Rondon e Fernando Chaves (Diretores do Bullmastiff Clube do Brasil).

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Bullmastiff Brasileiro é um cão confiável para guarda, eficiente de dia e extremamente alerta á noite. Deve ser capaz de diferenciar amigos de inimigos. Seu temperamento combina potencia, agilidade, equilíbrio, vigor e espiritualidade.

APARÊNCIA GERAL

Estrutura compacta para o tamanho, de grande força física, robusto, um cão ativo, elegante, de porte médio e proporcional, dando a impressão de potencia.
A raça deve possuir variações entre o estilo “Bulldog” e o “Mastiff”, com matrizes mais leves e padreadores mais pesados, preferencialmente.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO

Guardião nato. Cão inteligente e dócil com as pessoas da casa. Deve possuir extrema coragem e mostrar submissão à disciplina ante seu dono. Deve ser amistoso com outros animais e cães, porem destemido quando provocado ou em comando. Gosta de estar com toda a família principalmente com crianças, mas é um cão de “poucos amigos”, principalmente quando o dono não esta em casa. Como cão de guarda o objetivo é de defender a Família e como boiadeiro é de servir ao uso geral em fazendas de gado, devendo ter a capacidade de juntar um rebanho trazendo-os para o curral sem morder ou derrubá-los. Deve ser extremamente ágil e inteligente defendendo o gado de predadores eventuais. 

CABEÇA:
A cabeça deve ser pesada, larga e robusta. É a característica conformacional mais marcante na raça. O comprimento do focinho não deve igualar-se ao do crânio, deve ser ligeiramente menor, porém sem exagero.  
A cabeça ideal é um meio termo entre o estilo “Bulldog” e o tipo “Mastiff”.

REGIÃO FACIAL:
Mascara preta é desejável.

TRUFA:
Preta, ou vermelha seguindo preferencialmente a cor da pelagem.

MORDEDURA:
Torques com mandíbula forte e potente é o desejável. A mordida pesada é típica na raça e deve ser fator preponderante na seleção dos padreadores e matrizes. 

OLHOS:
Ovais ou amendoados podendo ser levemente arredondado, de cor próxima ao da pelagem. 

ORELHAS:
Médias, pendentes, com a pele grossa. Olhando de frente o formato em "V fechado" quando em atenção é o desejável, sendo largas na base, formando um triangulo ao meio, em formato de V. A implantação de orelhas na linha dos olhos é desejável sem exagero para cima ou para baixo.

PESCOÇO:
Grosso, forte, com barbelas.

MOVIMENTO:
O galope é de grande velocidade e elasticidade. Quando em trote deve aparentar suavidade, sofisticação e charme.

POSTERIORES:
A parte traseira principalmente na região lombar deve ser bem musculosa com pernas bem torneadas. Angulações corretas na região coxo- femoral e nos jarretes. Garupa forte e arredonda.

ANTERIORES:
O conjunto ombro pernas dianteiras deve ser visivelmente musculosa denotando potencia em conjunto com o tórax, que deve ser amplo e com boa profundidade de peito.
As patas devem ser grandes e proporcionais ao tamanho do cão.  Patas com dedos abertos e ou espalhados e com angulações incorretas é uma falta grave.

CAUDA:
Devem se apresentar de porte baixo á média. Quando o cão estiver em estado de alerta a cauda tende a levantar. Inserção média.

PELE:
O cão poderá apresentar pele solta no corpo, mas sem exagero, com rugas na face e barbelas.

PELAGEM:
Pelo curto. Qualquer variação de tigrados, pretos, vermelhos, baios e brancos são permitidos.
ALTURA
Ideal é 60 cm, podendo variar para cima nos machos e para baixo nas fêmeas.

PESO
Ideal é 50 Kg, podendo variar para cima nos machos e para baixo nas fêmeas.



ACASALAMENTO:

É importante que na escolha dos indivíduos para o acasalamento as características morfológicas sejam complementares para as características de: Altura, peso, pelagem, cabeça e mordedura principalmente.


 

QUALIDADES 

O Bullmastiff Brasileiro é devotado, de fácil treinamento. É uma raça que gosta de acompanhar o dono em caminhadas longas a pé e ou a cavalo, sem demonstrar fadiga, desde que treinado adequadamente. Em termos de trabalho o Bullmastiff Brasileiro deve ser um cão de guarda, boiadeiro e caçador, sem sacrificar nenhuma das três qualidades ou seja um esportista nato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário