quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Conheça os tipos de cavalgadas



Conheça os tipos de cavalgadas
Durante as modalidades de cavalgadas de passeio, extensiva e aventurosa, o planejamento é importante e decisivo para o sucesso do evento. Começa tudo pelo cavalo, principal componente da cavalgada.
A cavalgada de passeio, que tem entre 35 e 40 km de extensão, já necessita de um cavalo preparado fisicamente.  A organização é mais simples.
As cavalgadas extensivas e aventurosas carecem de importantíssimos e diversos cuidados. Necessita de um projeto minucioso para realização do evento. Os cavalos preferencialmente calçados, (ferro, alumínio, ou outro material), treinados física e psicologicamente, nem gordo nem magro; corpo atlético.
Os cavaleiros, inclusive os experimentados equitadores, têm que se apresentar igualmente treinados sobre sela. Permanecer mais de 4 horas no dorso de um cavalo, vários dias, não é para inexperientes nem destreinados equitadores. Somente montando frequentemente, evitam-se as dores no corpo e, sobretudo as assaduras. Estas são fatais para desistência do cavaleiro e amazona.
Confira os tipos de cavalgadas:
Cavalgada de voltinha: É o montar só ou acompanhado, sair e voltar para o mesmo ponto, (baia ou fazenda), com um percurso pequeno. (Exemplo: 10 km). É sempre um exercitar cavalo e cavaleiro pela periferia do local onde se encontra o animal. Pode ser na cidade ou campo.
Cavalgada de passeio: A mais utilizada no nordeste brasileiro. Consiste em percursos acima de 10 km, envolvendo um grupo de pessoas (amigos, parentes e desconhecidos). Tanto pode ser saindo e voltando para o mesmo ponto, como também transportando os animais para outra localidade, em trechos distantes das baias dos equinos. Nesta modalidade tenho verificado realização de cavalgadas de distancias variadas de até 50 km.  A maioria em trechos rurais.
Cavalgada extensiva (de viagem): Evento com as mesmas características de passeio, porém se estendendo por um ou mais dias. (Existem pernoites). Nesta a estrutura organizacional necessita de maiores cuidados. Veremos mais a adiante.
De enduro: No nosso entendimento é mais uma competição que uma cavalgada de lazer. Percurso de 40 a 160 km. É abarrotada de regulamentos.
Aventurosa (Cavalgada de aventura): Este tipo de cavalgada é mais de equitador solitário, ou pequeno e restrito grupo de amigos, ou parentes. São cavalgadas longas, de muitos dias, meses e até anos. Seu planejamento é o mais complexo. Os franceses Stéphane Bigo e Michéle Corson percorreram 8.500 km montados em cavalos. Durou um ano e 17 dias. A expedição passou por seis países sul-americanos. O Guinness Book, o livro dos recordes, apresenta como a maior cavalgada do mundo a de Zé Reis e seus dois irmãos Pedro e Jorge. 17 mil km. Durou mais de 2 anos percorrendo o Brasil.
Cavalgada de agência ou agenceio: É cavalgada de negocio, preparada por empresas nacionais e internacionais (operadoras) e realizada em qualquer parte do mundo. A mais procurada: Caminho de Santiago de Compostela. (Religiosa ou de peregrinação). É muito divergente o total do trecho. Envolve os países da França, Espanha e Portugal. Calcula-se 886 km o trecho total. As cavalgadas são realizadas por etapas. Fernando D’ Fonte, (Recife) participou de um trecho.
Cavalgada de planilha ou planilhada: É um rali com o conjunto cavalo e cavaleiro. É distribuída aos participantes uma planilha com trechos previamente determinados e o tempo a ser cumprido. Uma competição de regularidade.

Cavalgada de desfile: Festivas, religiosas e politicas. Acontecem predominantemente em trechos urbanos, são distancias curtas ou moderadas e com a propriedade de incontáveis cavaleiros e amazonas. A maior do mundo (em quantidade) foi realizada em Araquaína (TO). Na sua 19 edição contabilizaram mais de 5.000 cavalos, (festiva). A segunda foi realizada pelas ruas de Sorocaba (SP), reunindo mais de 4.500, conjuntos. Em Alagoas, a que tenho conhecimento é realizada em Olivença, (politica) com estimados 1.300 cavaleiros, a de Serrinha no município de Batalha, envolvendo cavaleiros de diversos municípios alagoanos é outra bem conhecida. Encontramos também a religiosa mais famosa, a cavalgada de Bom Conselho (PE.) a cidade de Arapiraca (Al). Três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário