quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sinais da cólica equina

Foto clicada na Fazenda Exemplar, nossa micro propriedade rural.

Sinais da cólica equina
As cólicas equinas são problemas frequentemente diagnosticados nos animais, causam intensa dor levando a um desempenho negativo das atividades realizadas.
Dentre as causas prováveis da cólica podemos descrever as mudanças bruscas na alimentação; cama feita de palha ou feno; mudança brusca no tipo de atividade/exercício realizado; falta de água; irritação ou estresse durante o transporte, desgaste, primeiras ferrações; grande período sem água e depois grande ingestão de água; entre outros.
A cólica mais diagnosticada nos equinos é a cólica por impactação, resultado da alteração brusca na alimentação, que leva a uma má digestão, e a comida passa pelo aparelho digestivo sem estar completamente desfeita, causando intensa dor devido ao acúmulo de fezes no intestino, impedindo que o animal faça as necessidades fisiológicas.
Os sintomas característicos são: o animal deita-se, ou tenta espojar-se;raspa no chão;sua exageradamente para um cavalo que está em repouso; fica agitado; flancos encovados e duros. Observado os sintomas o animal deve ser levado a andar, a passo, em terreno duro; não deixar o animal espojar; soltar o animal e fazê-lo andar.

Fonte: Mundo dos Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário