quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Saúde intestinal dos equinos

Foto na Fazenda Exemplar em 1987. Ugo e Aline fornecendo milho em grãos para patos e galinhas.

Saúde intestinal dos equinos
Alguns dos principais motivos de consultas em clínicas voltadas para equinos estão sem dúvidas relacionadas aos problemas estomacais e intestinais, sendo as cólicas um dos destaques.
O desconforto tem motivos variados, sendo alimentação equivocada uma das principais, embora também tenha relação com viroses, estresse, dentre outros.
Sendo assim, é preciso que o profissional da área saiba realizar o diagnóstico com a devida exatidão, tendo em vista que tais cólicas podem ser de origem estomacal ou intestinal.
É preciso ainda compreender a anatomia dos estômagos destes animais, que possuem capacidade de armazenamento reduzida. Por isso, o fornecimento de alimentos concentrados deve ser dosado.
Já a saúde do intestino, onde ocorre a absorção dos nutrientes, pode ser afetada por conta da má mastigação dos alimentos, presença de parasitas e alimentação com poucas fibras.
Sendo assim, se o animal começar a se debater com frequência, raspar o chão com a pata, deitar e se levantar, é preciso ligar o sinal de alerta. Ele pode estar com alguma enfermidade estomacal ou intestinal.

É necessário que o profissional esteja atualizado na área de equinos para saber diagnosticar e tratar essas enfermidades, com o intuito de garantir a saúde e bem-estar do animal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário