quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Técnicas de conservação do sêmen equino

Foto clicada na Fazenda exemplar, nossa micro propriedade rural. Fazendo manejo sanitário com aplicação de vacina anti-tetânica na tropa equina.

Técnicas de conservação do sêmen equino
Para realizar o procedimento de inseminação artificial (IA) a conservação do sêmen pode ser feita através de três métodos: inseminação com sêmen fresco, inseminação com sêmen resfriado e inseminação com sêmen congelado.
Na técnica de inseminação feita com o sêmen fresco, o material é diluído em diluentes próprios, e em um período de até duas horas deve ser inseminado no animal, previamente preparado, por profissionais capacitados.
Na técnica que utilizada o sêmen resfriado, que é misturado em diluentes ricos em açucares, lipídeos e antibióticos e posteriormente mantido a temperatura de aproximadamente 5ºC, e podendo ser utilizado em até 48 horas depois que o material é colhido, assim evitando que seja prejudicado a sua capacidade fecundante.
Quando o sêmen é congelado ele passa pelo mesmo processo feito durante a refrigeração do material, porém o diluente é próprio para congelamento, assim protege a integridade da membrana. Nesse tipo de processo o sêmen pode ser armazenado por anos.


Fonte: Revista Científica FAEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário