sexta-feira, 11 de setembro de 2015

CÃO BOCA PRETA SERTANEJO - raça brasileira - grupo 08 - SOBRACI

Boca-preta sertanejo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cão sertanejo)
Cão Sertanejo também denominado Boca Preta Sertanejo é uma raça canina originária da região nordeste do Brasil, sendo um patrimônio histórico-cultural da região, parte integrante da memória popular, principalmente dos homens do campo ligados as atividades de caça de subsistência, dos vaqueiros e até de pequenos agricultores. É um animal rústico adaptado ao clima, fauna, flora e solos do Sertão da região Nordeste.
História
Acredita-se que as origens da raça remontam-se aos cães autóctones do Brasil que eram criados por tribos de ameríndios do nordeste do Brasil,[2] segundo o livro História da Missão dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranhão e Terras Circunvizinhas, de 1614, já no século XVII, cães domesticados eram encontrados com indígenas no nordeste do Brasil, que o chamavam de januare, eram descritos pelo autor, o francês Claude d'Abbeville como galgos semelhantes aos galgos franceses, mas de menor tamanho, e tão aptos à caça, principalmente dos agutis, que percebendo-os em seus covis, não cessavam de latir até que a caça fosse apanhada. A raça formou-se naturalmente durante um período superior a quatro séculos, sendo selecionada por grandes secas, rala alimentação, o tipo de vida dos sertanejos e tornando-se predador e presa nas caatingas e cerrados do Nordeste Brasileiro. O bando de Lampião tinha alguns cães da raça, dentre eles os batizados de Guarani, Ligeiro e "Seu Colega". No romance Vidas Secas de Graciliano Ramos, a descrição dada a cadela "Baleia" é a mesma de um Cão Sertanejo.
Devido a sua inteligência, ao forte instinto de companheirismo, tornou-se indispensável ao homem sertanejo em suas lides rurais, seguindo seus passos durante o desenvolvimento da civilização nesta árida região brasileira, participando ativamente da organização de sua vida social, esportiva e até militar, mas especialmente da vida profissional do trabalhador rural. No ano de 2011 a EMBRAPA Meio-Norte, publicou um trabalho de seleção e resgate da raça, chamando-a de Cão Sertanejo, realizando o estudo de caracterização morfométrica de cães na cidade de São João do Piauí. Ao mesmo tempo um criador Paraibano estava realizando uma seleção de linhagens de cães sertanejos (boca Preta) cruzados com raças americanas e europeias para formação de uma nova raça, o Dog Hunt Sertanejo. Em conjunto com a seleção dos cães, o paraibano buscava o reconhecimento dos animais junto a SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia Independente). Os dois nordestinos, o piauiense representante da EMBRAPA MEIO-NORTE e o criador paraibano chegaram em um acordo, pois os cães sertanejos da Paraíba e do Piauí eram a mesma raça e existiam em todo o Sertão Nordestino. Na Paraíba, os animais mestiços de cão sertanejo com raças europeias e americanas foram descartados da nova "seleção pós-acordo", sendo cruzados apenas cães sertanejos. O estudo realizado em São João do Piauí tornou-se o padrão da raça e o reconhecimento junto a SOBRACI foi aceito. A raça passou a ser batizada oficialmente de Boca Preta Sertanejo no ano de 2014, atualmente existem dois canis especializados na raça: o Boca Preta Sertanejo, na Paraíba e o Nativos do Sertão, no Piauí.
Características
Comportamentais
O cão Boca Preta Sertanejo é um polivalente, são muitas as suas habilidades, é há séculos utilizado pelo homem sertanejo nas mais variadas tarefas, ajudam a tocar o gado com enorme destreza por entre a mata fechada e espinhosa da caatinga, são ótimos farejadores, perseguidores implacáveis das raposas e dos ferozes e astutos graxains, guardas fiéis da casa, do chiqueiro e de toda a pequena propriedade rural, defendem o cercado das galinhas dos ataques noturnos de predadores como a raposa, o guaxinim e o gambá, além de proteger as plantações do pequeno agricultor das manadas de porcos. Foram muito utilizados em grandes matilhas por matadores de onças, chamados sob encomenda por coronéis. O matuto designa de um modo especial a aptidão dos cães, “cachorro bom de gado, bom de caça, bom de raposa”. Outros nomes são dados ao Cão Boca Preta Sertanejo, como: Cachorro de Vaqueiro, Pé Seco, Pé-Duro, Cachorro de Interior (zona rural), Cachorro de Roça, Orelhudo, dentre outros.
Os cães Boca Preta Sertanejo tem um latido "seco" e curto quando estão bem agitados e cientes do que veem, ouvem ou farejam. Quando estes animais procuram a identificação de um ruído, odor ou objeto (pessoa ou outra coisa) do seu desconhecimento, emitem um rosnado grosso e longo, podendo adicionar latidos repetitivos num mesmo tom, antes de começar a dar latidos "secos". Não são urradores. Os animais tem um trote bem ritmado, o quadril tem um leve balanço para os lados. A raça evoluiu para percorrer longas distancias, talvez por isso, enquanto as coxas revesam nas passadas a coluna vertebral fica quase imóvel lateralmente.
Fisicas
Os cães da raça apresentam pêlos curtos, lisos, com cores variando do branco, baio, rajado, preto, preto com barriga branca, preto com marcações marrons ou baias, vermelho, e marrom rajado de preto. As orelhas podem ser pontiagudas com linha reta da base até a ponta ou portada em rosa (dobrada). O focinho é comprido e fino, olhos cor de avelã (marrons), corpo com o comprimento maior que a altura das pernas. O peito é profundo e abdome recolhido, podendo variar de acordo com a região nordestina. As patas são duras, compridas e estreitas, formando uma crosta rígida e grossa nas almofadas dos cães criados soltos, daí o termo "Pé-Duro". Esta crosta os protege de tocos, espinhos, calor do solo, pedras pontiagudas e ajudam aliviando o impacto com o solo quando correm e aumentando o atrito.
Predominantemente possuem cauda em forma de bengala e o focinho de coloração preta até altura dos olhos, característica de lhe deu o nome de Boca-Preta.[1]Mesmo assim, cães com o focinho não possuidor de cor preta também são aceitos, desde que apresentem todas as outras características da raça. [2]Fenotipicamente é evidente influência de sangue podengo e até de galgos.

Preservação
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), mais especificamente a EMBRAPA Meio-Norte, está desenvolvendo um trabalho de seleção e resgate da raça de cão sertanejo, realizando estudo de caracterização morfométrica, organizando competições de pastoreio de gado para cães da raça, e palestras sobre o cão para que a população sertaneja tenha ciência da importância deste animal, e com isto, se espera preservar a raça.[5] Alguns criadores da Paraíba, Ceará e Piauí estão resgatando, selecionando e reproduzindo exemplares da raça para preservação das características físicas, comportamentais e mantendo suas aptidões tradicionais (caça, pastoreio, guarda, companhia e proteção pessoal nas matas).




20 comentários:

  1. Excelente esse trabalho de preservação e valorização dessa raça maravilhosa! Deus abençoe e proteja a todos vocês, pesquisadores e cinófilos, por esse Grande estudo.

    ResponderExcluir
  2. Como consigo um filhote p guarda do sitio?

    ResponderExcluir
  3. Adquiri duas filhotes da cor baía e fiquei admirado pela rusticidade da raça literalmente é um cachorro de vaqueiro

    ResponderExcluir
  4. Como adquirir dois filhotes? Moro em Aracaju/Se

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de adquirir um filhote macho para companhia. Onde consigo?

    ResponderExcluir
  6. Como adquirir um filhote. Moro na cidade de São Vicente - SP

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Como posso comprar um filhote? Morro em Natal/RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já conseguiu o filhote? Eu tenho um e estarei indo para Natal em breve.

      Excluir
  8. Por favor colocando os contatos dos canos ajudaria a nos cuidarmos da raça e preserva la

    ResponderExcluir
  9. Sou de Presidente Bernardes SP,gostaria muito de adquirir um filhote.....

    ResponderExcluir
  10. Tenho filhotes pai sertanejo boca preta cruzado com cadela pit Bull Black nose, filhotes lindos. 73 998282622

    ResponderExcluir
  11. Como faço para comprar um boca preta tigrado este cachorro lembra a minha infância em Pendotiba Badu em Niterói, quero comprar um ou ganhar, só aceito ou compro ser for inteiro não castrado, sou conta a castração de cachorro...

    ResponderExcluir
  12. Nordeste querido terra de tradição brasileira conseguiu resgatar a rasa de cachorro mais inteligente e companheiro, a aonde eu vejo um boca preto fico querendo resgatar, mas eles são muito esperto e não dá chance, existe um Campo de Goitacazes numa para de ônibus, porém ele não deixa chegar perto. Uma eu vou resgatar um para levar para minha casa em Maricá RJ,...

    ResponderExcluir
  13. JoãoJBLDALUZ, Lembro como se fosse hoje ou melhor agora minha generosa mãe saiu para dar um passeio pelo sítio na região perto da Lagoinha um lugar muito bonito, aonde nasceu meu irmão Caetano,que já se despediu da gente alguns dias atrás lá no Acre aonde ele resolveu morar,mas voltando ao sítio no lugar da lagoinha aonde tinha um bastante mesma que estava seco o canal,que possuía muita Tiririca navalha com um grande Maranhão de capim melado ou muitos conhece com capim gordura, que realmente é que parece quando agente se envolve com ele, e ali a minha mãe deparou com barulho de gritos latidos de filhotes de pequenos animais, quase sem muita visão por que já era bem tardezinha , o rugido da mamãe cadela de proteção também assustou a minha mãe, mas ela não desistiu correu em casa distância de talvez de uns setecentos metros trouxe um lamparina muito usado na minha casa na quela época dos anos cinquenta,pra se mais preciso no no meado cinquenta e oito por aí, levou também um pouco de comida,vendo ela se trava de uma cadela com os seus filhotinhos e preocupada com uma possível enchente ,porque está na estação de verão,logo tentou ganhar amizade de e verificar o a cadela viu que se tratava de animal pelagem baia com uma boca toda Preta,,aqual minha mãe fez o resgate batizou com nome de bouça negra, está paixão eu eu tenho por este animal por está Raça....

    ResponderExcluir