quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Doma Racional

Antigamente toda a http://doma.com.br/images/logodoma_12pt.gif de Potros era calcada na dominação, intimidação, coerção através da dor física, do medo etc… Iniciação de Potros é uma nova nomenclatura usada para iniciar um potro como cavalo de sela.
Por isso, esse programa foi desenvolvido para preparar cavalos jovens que podem ou não terem recebido algum manejo ou trabalho.
As instruções estarão sendo dirigidas para o Trabalho de Chão visando a preparação desses animais para receberem sela e serem montados pela primeira vez.
O objetivo principal dos Trabalhos de Chão é conseguir mudanças psicológicas e a dessensibilização das áreas vulneráveis, com ênfase na honestidade e na construção da confiança, dentro de uma situação na qual o potro possa ser encilhado e montado pela primeira vez, sem estresse, para ambos, cavalo e cavaleiro, mantendo o potro calmo, relaxado quieto e respondendo adequadamente.
Criando condições para que o aluno possa construir em si próprio, habilidades no sentido de conseguir manter durante o processo uma moldura mental onde tanto ele como o potro estejam em segurança.
O aluno vai aprender a se ajustar às situações que vão aparecendo, no sentido de cada vez mais ser compreendido pelo potro.
Percebendo as mudanças:
a) de intimidação para confiança;
b) de resistência para vontade de colaborar;
c) de confusão para compreensão.
Estes são os principais pontos que estaremos focando. Para que no final da Clinica os participantes estejam montando seus animais com segurança e iniciando os trabalhos com o bridão.
O programa de Iniciação de Potros é feito para que possamos sempre tentando usar o mais alto grau de horsemanship naquilo que tradicionalmente se chama domar ou iniciar o Programa Escolarização e Disciplina de um potro.
Durante o tempo em que as pessoas vão estar envolvidas nesse programa elas vão aprender a ver e perceber a diferença que existe entre o que convencionalmente se chama quebrar ou domar para o que chamamos iniciar, escolarizar e disciplinar potros.
A finalidade desse programa é que as pessoas possam perceber que o processo e o caminho na obtenção do avanço e progresso do animal é a chave de todo o programa. É preciso que cavalo e cavaleiro se percebam crescendo dentro do processo. O resultado é uma mera conseqüência.
Como criar compreensão entre cavalo e domador Com progredir o potro a estágios mais avançados de treinamento É fundamental aprender a reconhecer e a perceber as varias situações que vão aparecendo no percorrer do caminho, assim como: Intimidação e ou medo no potro ou aquele que ignora o ser humano, Como construir a confiança no potro Como desenvolver a vontade de colaborar no potro Como encorajar o potro a receber e aceitar cabresto, sela, cavaleiro, laço, e cavaleiro.
Como perceber as mudanças de intimidação em confiança, resistência em vontade de colaborar, confusão em entendimento.
Criar no cavaleiro a habilidade de acalmar o potro, mantendo tanto cavalo como cavaleiro em segurança durante o processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário