quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Transferência de embrião em equinos

Transferência de embrião em equinos
A transferência de embriões (TE) é uma biotecnologia muito utilizada pela medicina veterinária na reprodução dos animais. Uma das vantagens é permitir que éguas de alto valor produzam mais de um potro por ano; éguas mais velhas doem embriões; éguas subférteis doem embriões a fêmeas em melhor condição reprodutiva; e éguas atletas doem embriões sem interromper o treinamento.
Na década de 1970 tivemos primeiro relato com sucesso da TE na espécie equina. No Brasil, foi primeiramente descrita em 1987 em metodologias adaptáveis às condições brasileiras. Nas ultimas décadas, observamos grande avanço da biotécnica aplicada aos equinos, possibilitando um melhorando consideravelmente as taxas de prenhez de 12,5% a 74.55%
A biotecnologia da TE possibilita o maior desenvolvimento do setor por meio do ganho na eficiência reprodutiva e no acréscimo do melhoramento genético, favorecendo o aperfeiçoamento das raças e seus cruzamentos.
A TE pode ser realizada pela técnica cirúrgica, por incisão ao flanco, ou pela técnica não cirúrgica por via cervical. Os resultados mais consistentes são observados por incisão ao flanco, resultando maiores taxas de prenhez. Atualmente a metodologia utilizada é a transferência não cirúrgica coberta, associada à avaliação e seleção da égua receptora, técnica menos invasiva, rápida e de alto percentual de prenhez.

Fonte:  Acta Veterinaria Brasilica

Nenhum comentário:

Postar um comentário