quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Processo de doma

Processo de doma determina características comportamentais do cavalo
Doma é o processo pelo qual o cavalo passa antes de aceitar ser montado pelo cavaleiro. Existe a doma de baixo, que consiste em aceitar a colocação do cabresto e respeitá-lo, permitir que se ergam os membros e que se faça a higiene normal como rasquear e escovar o pelo. Alguns englobam também nessa fase o período em que se ensinam os comandos de rédeas sem montar no animal, com a técnica do charreteamento. A doma de cima é aquela que consiste em encilhar o animal e montá-lo, ensinando os comandos para direcionar o animal, realizar transições e controle da velocidade. Após a doma, o animal receberá treinamento específico para a modalidade em que for competir se for um animal de esporte.
Existem muitas técnicas diferentes para se domar os cavalos, algumas bem recentes e outras que fazem parte da cultura local, passadas de pai para filho, como a doma gaúcha, também chamada de tradicional.
Doma Tradicional
Na doma gaúcha, o cavalo é encilhado sem nunca antes ter tido contato com o material de montaria e normalmente muito pouco contato com pessoas. O ginete monta o animal, que corcoveia e tenta derrubar o cavaleiro. É comum usar esporas e chicotes para instigar o animal e assim cansá-lo mais rápido. Quando o animal fica exausto e para de pular, se ensina os comandos de direção e de velocidade.
Outros tipos de doma tradicional englobam atividades como laçar o cavalo, derrubá-lo, uso de peia por uso prolongado e uso de punição ao invés de recompensa. Normalmente ainda se utilizam muitos elementos da doma tradicional ao se domarem cavalos no Brasil, mesmo quando se usa a chamada de "racional".
Doma racional
A doma racional é um processo por meio do qual a confiança do seu cavalo ou potro é conquistada. Os primeiros contatos com o potro, ao nascimento, essa conquista começa a ser estabelecida, continuando a cada contato ou manejo do animal nos dias, meses e anos seguintes. Para o veterinário Rivaldo Nunes “a confiança do animal é fundamental. Para essa aproximação é necessária disciplina e paciência”.
Manejando seu cavalo corretamente ele será mais obediente, vai executar os exercícios de forma mais fácil e com menos resistência, ao cabresteá-lo, escová-lo, passar com ele pelas porteiras, apresentá-lo de forma correta. Ao trabalhar o potro ou cavalo em guia, esta deve ser longa ou o cavalo ter liberdade e não ficar sob tensão da corda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário